quarta-feira, 5 de março de 2014

queridas cinzas,

Todo ano fico naquela de procurar o seu significado, mas sempre me deixo levar pelas dores musculares e te ressignifico de ressaca. Mas hoje, que estou muito bem, resolvi ver o que representa de fato. Descobri que estamos no primeiro dia da quaresma e me lembrei de outra intriga mental que sempre me acompanhou: por que sabemos o dia que Jesus nasceu (que teoricamente seria até mais difícil) e ninguém se lembrou de anotar o dia que ele morreu, sendo que já era um rostinho popular? Mas isso é só uma reflexão aleatória, como pensar também os motivos pelos quais os japoneses estão em 2014, como nós, mesmo inseridos em uma cultura em que Jesus foi só um cara ali da vizinhança, nada suficientemente significativo para mudar um calendário em lugar de diferentes convicções religiosas. Mas como eu disse, são aleatoriedades. 

Ao contrário das minhas reflexões, muita gente começa a pensar no ano que segue (ou começa). É mais cômodo pensar em cinzas pela fênix, acredito. Daqui a uns dois ou três meses, terá aquela reportagem dizendo que tudo o que trabalhamos foi para pagar impostos. Daí, mais uma vez, recomeço. Depois tem Copa do Mundo, recomeço. Depois tem as eleições, recomeço. De outubro a dezembro, decoração de natal... Nesse ritmo, acredito que passaremos 2014 com seu gosto, querida cinzas, na boca. 

Sabe, cinzas, não sei bem o motivo, mas todo ano, nesse dia, ressoa em minha fm mental aquela música do Caetano Veloso em que ele diz que "eu, você, nós dois, quarta-feira de cinzas no país..." e sempre acaba eu, você e João tocando na vitrola sem parar. 

Quando receber, releve as reflexões aleatórias, coloque Saudosismo na vitrola e me avisa.

Abraços,
Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário